top of page

40ª Celebração da Festa das Nações

  • Foto do escritor: Celso Negrão
    Celso Negrão
  • 10 de fev.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 26 de fev.

Algumas empresas já confirmaram sua participação

 

Organizações que desejam apoiar a 40ª edição da Festa das Nações, programada para ocorrer de 14 a 18 de maio deste ano, podem já expressar seu interesse. O apoio financeiro é essencial para a realização do evento, pois permite a arrecadação de fundos.

Rainhas de cada entidade que representam as 17 nações do evento
A Festa das Nações de Piracicaba este ano terá a sua 40ª edição em Piracicaba - Foto - Pecege

A Festa das Nações é realizada pela Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba), promovida pela Prefeitura de Piracicaba e beneficia dezenas de instituições sociais do município.


Até o momento, as empresas que já anunciaram a continuidade da parceria são: Hyundai Motor Brasil, Drogal Farmacêutica, Grupo Pirasa, Unimil e Tools Digital Services. Os patrocínios via Lei Rouanet são incentivados. Outras empresas tradicionais parceiras também estão em processo de aprovação da parceria e serão anunciadas em breve.


“Nossos patrocinadores são essenciais para o sucesso do evento. Essa união tripartite gera um impacto social significativo em toda a cidade. E neste ano comemoramos a 40ª edição da Festa das Nações, o que é mais um motivo para celebrar”, destaca Fábio Sanches, presidente da Fenapi.

 

Além dos patrocinadores, a Festa das Nações também está recebendo, até o dia 14/02, propostas para fornecedor exclusivo das bebidas.

 

Os patrocinadores e fornecedor de bebidas exclusivo, podem ser feitas pelo e-mail diretoria@fenapi.org.br, assim como a solicitação de mais informações.

 

4 décadas do maior evento cultural, gastronômico e filantrópico da região

A Festa das Nações já faz parte do calendário turístico oficial da cidade, com datas programadas para acontecer em meados do mês de maio uma época de temperaturas amenas na região.

 

Em 1983, a Festa foi concebida através da colaboração da Prefeitura e as entidades beneficentes. Uma comissão organizadora conectou com os representantes das colônias de imigrantes em todo o estado de São Paulo, com o objetivo de descobrir as tradições e culturas de vários países, especialmente suas comidas típicas, danças, trajes e costumes.

 

A Festa era realizada pelo Lar Franciscano de Menores e crescia ano a ano e o local tornou-se pequeno para atender a demanda dos visitantes.

 

Assim em 1991, a Prefeitura transferiu a Festa das Nações para o Parque do Engenho Central, com a anuência das entidades, o que aumentou o espaço de atendimento aos visitantes, bem como as colônias imigrantes representadas pelas entidades beneficentes, por meio das colônias que faziam os espetáculos de música e dança folclórica e por meio de restaurantes que faziam as comidas típicas.

 

A Festa das Nações celebra a riqueza gastronômica e cultural das 17 nações representadas no evento. Destaca-se a relevância e a preferência de contar com atrações artísticas, musicais ou danças, de grupos e conjuntos que representem a cultura destas nações.

Dança típica da cultura árabe é apresentada na Festa das Nações
Danças folclóricas são uma das atrações da Festa das Nações em Piracicaba - Foto – Pecege

Algumas semanas antes da Festa das Nações, há a apresentação das rainhas das nações representadas pelas entidades beneficentes e na abertura da Festa, realiza-se o Desfile das Rainhas pela cidade de Piracicaba.

 

Ela é um evento anual que mobiliza cerca de 22 entidades com 5 mil voluntários e idade superior a 18 anos.

 

Durante o evento, cada uma das entidades participantes é responsável por oferecer comidas típicas dos diferentes países, como diferencial para atrair o público.

Comidas típicas de cada país na festa das nações
Comidas típicas da cultura gastronômica dos 17 países são oferecidas aos visitantes - Foto - Pecege

Desde a última festa foi adotada ações da gestão dos resíduos. É feita a separação e pesagem por tipo de material, com o objetivo de definir métricas que permita analisar detalhadamente os dados e criar de um plano de sustentabilidade para as próximas edições a fim de diminuir o impacto ambiental para replicar em todos os eventos das entidades e da Prefeitura.

 

A missão da festa das nações é gerar recursos financeiros para a manutenção de cada entidade beneficente em suas causas sociais. Além de se tornar uma vitrine para as instituições para que elas se aproximem das pessoas e empresas para contribuírem com suas despesas, criando sinergia em prol das causas sociais. Além disso, o evento já se tornou o maior incentivo ao trabalho voluntário.

 

A 39ª edição da Festa das Nações em 2024, atingiu 80 mil visitantes, durante os cinco dias de duração do evento.



Fotos - Pecege

תגובות


אי אפשר יותר להגיב על הפוסט הזה. לפרטים נוספים יש לפנות לבעל/ת האתר.
bottom of page