top of page

Museu do Café em Serra Negra

  • Foto do escritor: Celso Negrão
    Celso Negrão
  • 9 de fev.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de fev.

Família Bruni e o Vale de Ouro Verde

A família teve sua origem no Brasil com a chegada dos imigrantes italianos no final do século XIX. Nessa imigração veio o Sr. Benedetto Bruni, vindo da Itália, acompanhado de seus pais e irmãos e vão para trabalhar na lavoura de café em Itatiba – SP, onde permaneceu por mais de 30 anos.

Equipamentos usados nos primórdios da agricultura do café - Museu do Café - Serra Negra/SP - Foto - Viviane Pinheiro
Equipamentos usados nos primórdios da agricultura do café - Museu do Café - Serra Negra/SP - Foto - Viviane Pinheiro

A família muda-se para São Bernardo do Campo - SP, onde nasce seu neto Nelson Bruni. Ele, depois de uma longa trajetória profissional bem-sucedida na cidade em que nasceu, Nelson Bruni escolhe para morar a cidade de Serra Negra, na região serrana, no coração do Circuito das Águas Paulista, com sua esposa Maria Antônia, espanhola de Valencia. Ele adquire em 1980 uma propriedade rural e investe na formação do cafezal do Vale do Ouro Verde, retomando a história de seu avô Benedetto Bruni com o café.

 

Numa perfeita combinação geográfica e climática, do manejo artesanal e sustentável da lavoura com foco na preservação do meio ambiente e respeito ao ser humano, produz os grãos Vale do Ouro Verde, especificamente da espécie arábica, que têm características diferenciadas de qualidade, aroma e sabor.


Com uma verdadeira fusão de culturas, baseada no sangue de italianos e espanhóis, os “Bruni Brasileiros”, geração a geração, como tantas outras famílias de imigrantes, fazem do Brasil um país empreendedor e maravilhoso!

 

Serra Negra é hoje uma cidade e uma região, produtora de cafés especiais, que tem na propriedade Vale do Ouro Verde, um de seus patrimônios culturais, e o Sr. Nelson Bruni teve a ideia de fundar o Museu do Café nela.


O Vale do Ouro Verde é repleto por cafezais, o que nos leva conhecer um pouco sobre a fantástica cultura cafeeira no Brasil. O museu atrai visitantes para participar do Passeio Cultural "Do Cafezal ao Cafezinho" e, também, assim como ao Empório do Vale. No Memorial da Família, anexo ao Museu do Café, o visitante poderá conhecer um pouco mais sobre essa encantadora história!


Cafeteria do Museu do Café onde se serve deliciosos produtos a base de café - Serra Negra/SP
Cafeteria do Museu do Café onde se serve deliciosos produtos a base de café - Serra Negra/SP

Hoje o ponto turístico oferece hospedagem na propriedade, onde as pessoas usufruem o ambiente, rodeada por cafezais e a oportunidade de visitar o Museu do Café.



Comentarios


Ya no es posible comentar esta entrada. Contacta al propietario del sitio para obtener más información.
bottom of page